Três clubes brasileiros fazem aniversário nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira (12), três clubes do futebol brasileiro fazem aniversário. O mais velho, América-PE, completa 104 anos de tradição. Já o Campinense-PB completa mais um ciclo dentro de suas 103 temporadas de glórias no futebol. Para fechar, o caçula Ferroviária-SP, chega ao 68º aniversário. 
O América-PE, fundado por um grupo de jovens aristocratas do Recife apaixonados por futebol, recebeu o nome de América Futebol Clube após uma visita de Belfort Duarte, presidente do América Football Clube do Rio de Janeiro, que convenceu a diretoria pernambucana a mudar o nome do clube então chamado de João de Barros Foot-Ball Club. Em 2018,o Mequinha disputou o Campeonato Pernambucano e, com a sétima colocação, garantiu a vaga para a disputa da Série D do Brasileirão de 2019. O clube disputou recentemente a competição, nas edições de 2016 e 2017. Atualmente, o América-PE ocupa a 128ª posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
Fundado no dia 12 de abril de 1915 por um grupo de 28 senhores de elite, o Campinense-PB só passou a ter atividades voltadas para o futebol em 1954, ainda como amador. A profissionalização se deu a partir de 1958 e, logo dois anos depois, conquistou o primeiro do que viria a ser uma série de seis títulos estaduais seguidos . É o único clube hexacampeão paraibano. A Raposa ainda conquistou o feito de ser o primeiro clube da Paraíba a disputar as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O título mais importante do Campinense-PB aconteceu em 2013, com a Copa do Nordeste. Atualmente, o clube disputa o Brasileirão Série D e ocupa a 70ª posição no Ranking de Clubes da CBF com 1.079 pontos.
O dia 12 de abril de 1950 marca o nascimento da Ferroviária-SP. Em Araraquara, o clube foi fundado por um grupo de funcionários da antiga empresa Estrada de Ferro Araraquara (EFA) e se consolidou nas décadas seguintes como um dos mais queridos do Brasil. Celeiro de craques, revelou jogadores como Bazani, Dudu, Téia, Baiano, Wilson Carrasco, Mauro Pastor, Vica e tantos outros, que vestiram a camisa grená e brilharam em outras equipes do futebol brasileiro. O clube conquistou três vezes a segunda divisão do Campeonato Paulista e foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 1994. Atualmente, a Ferroviária-SP ocupa a 155ª posição no Ranking de Clubes da CBF
do site da CBF

Comentários

Postagens mais visitadas